1º e 2º Encontros – mediador/a trabalha a oficina Brasão de Nova Iguaçu.
3º Encontro: mediador/a faz a oficina Roda dos Prazeres com especiarias e elementos da época do descobrimento (mandioca, café, batata doce, inhame, outros.
• Relacionar o que cada elemento faz a criança lembrar;
• Recolher um objeto da criança ligado aquela memória ou confeccionar o objeto na hora (com materiais catados ao redor da escola);
• Mediador delimita num grande papel dois Brasões. Num dos Brasões, o mediador/a, que já preparou previamente o fundo, estimula as crianças a anexar as peças confeccionadas.
4º Encontro - mediador/a se baseia na oficina sobre Mutantes. Mediador e crianças catam elementos e objetos na rua, na escola e em casa (copo descartável, jornal, revista, folhas e flores de plantas, tecidos, retalhos, roupas velhas, etc).
O mediador/a divide as crianças em grupo e cada grupo escolhe um líder que será o mutante. As crianças irão compor o mutante com elementos que lembrem o descobrimento. Por exemplo: REI e INDIO, misturando os elementos.
Mediador/a provoca as crianças para pensarem na idéia atual de como elas percebem as figuras do rei e do índio. Exemplo: o rei pode ser o vereador, alguém da sua família; e o índio pode ser o individuo sem espaço para expressar a sua individualidade.
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=> comentário Sandra Mônica => Mediadores/as – penso que o estimulo para as crianças poderia ser: como será nosso rei? E deixar que as crianças se expressem livremente. Da mesma forma com a criação do índio - como será nosso índio? E deixar vir às visões e percepções livremente. Penso ainda que elas pudessem catar palavras com as pessoas da escola (professoras, do bairro, de casa) sobre o Rei e o Índio.
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Recolher elementos de cada mutante e compor um terceiro mutante que será anexado no segundo Brasão.
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Grupo ?: Josilene Campanatti / Débora Onofrio / Elisabeth da Silva / Flávia Costa / Maria Angélica / Lucilia da Silva / Ingrid Michele
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