terça-feira, 19 de maio de 2009

Brincadeiras apresentadas

Brincadeiras apresentadas originais e com variações pelos mediadores de cultura 

Brincadeira 1 – pesquisa de brincadeira
Brincadeiras favoritas das crianças e do mediador. Confecção de materiais e outros das brincadeiras. E contar a nossa historia de brincadeiras. Pesquisar com a comunidade. Catalogar num livro as brincadeiras descobertas. Além de fazer mural e afim. 

Brincadeira 2 - boneca de lata
Apresentar a brincadeira original. Incluir partes e aumento de numeração. Em “Minha boneca de lata , bateu a cabeça... bateu o ombro”, etc e acrescentar os números. 
Roda onde as crianças possam ir ao centro, escolher por ordem a parte do corpo e dar um jeito próprio de mexer/apresentar a parte para que os demais descubram e acompanhem a música.
Catar no espaço da escola, folhas, pedras, gravetos, papeis de bala e etc, para compor um boneco feito pela turma.

Brincadeira 3 – assassino, vitima e detetive
Crianças sentadas em roda. Sortea-se um para ser o detetive, um assassino e o restante é vítima. A brincadeira começa e o assassino pisca o olho para uma das vítimas, cuidando para que o detetive não o veja. A vítima cai morta no chão. A brincadeira começa e o assassino elimina as vítimas até o detetive descobrir e prendê-lo.

Brincadeira 4 - bafomória
1 - Confeccionar um “jogo da memória” e brincar em forma de “bafo”. Variações:
• pode produzir o jogo da memória com a “catação”. ex.: Papéis de bala iguais
• quando no material do jogo tiver textura pode-se utilizar como jogo da memória
• pode-se produzir jogos com cartolinas, sobre os super-heróis deles e brincar somente de bafo.

Brincadeira 5 - pique esconde (com variações)
Simula-se um resgate de um grupo que está fazendo uma trilha numa floresta (adaptar para a área da escola). Uma das crianças conta de 1 até 10, as outras crianças se escondem, “se perdem”. 
A primeira criança encontrada ajuda a procurar (resgatar) as demais. Neste roteiro incentiva-se a criança a catar objetos que ajudem no resgate. Exemplo: se a criança é o bombeiro, podemos simular mangueira, cordas e etc.
Finaliza depois que todos forem resgatados, indo aos locais que eles se perderam.

Brincadeira 6 - imitação
Fazer uma roda. Entregar um papelzinho para cada criança. Cada criança deverá pedir para que seu colega do lado faça uma imitação ou algum mico. Depois recolhe-se os papéis. Informa-se que o “Feitiço virou contra o Feiticeiro” aquilo que a criança desejou para seu próximo, será ele quem irá fazer.

Brincadeira 7 - corte de número
Dependendo do nº de crianças ex.: 5 crianças. Passar a bola de mão em mão. Quando a 4ª criança tiver contato com a bola a 5ª é cortada. Senão agarrar a bola.

Brincadeira 8 - cinco marias
• Pegar 5 pedrinhas, jogá-las ao chão.Pegar uma das pedras, jogá-la pra cima, enquanto isso, pegar outro no chão para se juntar com aquela que está no ar seguindo assim até pegar a última pedra. 
• Jogar uma das pedrinhas para cima enquanto isso pegar outra do chão, depois jogar as duas primeiras para cima e pegar  terceira, e assim sucessivamente. 
• Outra parte é onde a criança usa uma das mãos apoiando o polegar e o indicador no chão, de modo que fique parecendo um “túnel”, daí com as pedras em frente a esse “túnel”, elas escolhem uma pra ser mãe, vai jogando uma pra cima e empurrando a outra para dentro sem que estas encostem na mãe. A mãe será a última a entrar no “túnel”.

Brincadeira 9 - corre cotia
• Todos formam um circulo enquanto uma outra criança ficará fora desse círculo e deverá correr em volta dos que estão no círculo, escolhendo uma para deixar um objeto (sugestão: bola) atrás da pessoa escolhida. 
• A criança escolhida deve pegar a bola e correr atrás da primeira com o objetivo de atingir-la antes que esta sente em seu lugar.

Brincadeira 10 - tudo o que o mestre mandar
Organiza-se as crianças em grupos e o mediador, com as crianças enfileiradas, fala em voz alta:

“Bento que Bento é o frade!  (crianças:frade!)
Na boca do forno?   (crianças:forno)
Tudo o que o mestre mandar?   (crianças:faremos todos)
E se não fizer?    (crianças: levaremos bolo)”

Depois disso, o mediador que é o mestre da brincadeira, propõe alguma tarefa para que as crianças executem, como por exemplo, pular em um pé só. Exemplo:

“Seu mestre mandou pular num pé só!”

E as crianças pulam. Quem não realizar a tarefa, leva o “bolo” (tapa de leve na mão direita).

Brincadeira 11 - passaralho
Forma-se uma fila com as crianças. Duas das crianças formarão um túnel. Logo após o 1º e 2º passo, todas as crianças cantarão a música do passaralho. Durante a passagem da fila de crianças, as duas do túnel prenderão uma criança da fila. As crianças do túnel escolherão cada uma um animal e pedirão a criança que escolha qual ela quer. Pedir a criança que imite o animal que ela escolheu e entrar na fila atrás de quem escolheu o animal. Ganha a equipe do túnel que estiver com o maior nº de crianças no final da brincadeira.

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