quinta-feira, 16 de abril de 2009

Brasão do descobrimento I

Oficina do descobrimento Turmas A/B Encontros: 4

Resumo: ?

Recursos materiais: Potes plásticos como copinhos de café e porções de especiarias, como canela, cravo, pimenta, entre outras.
=> PRIMEIRO ENCONTRO – Roda dos prazeres das especiarias
1. Colocar nos de potes ou copinhos de café as porções de especiarias. Os educandos deverão reconhecer o aroma apenas através do olfato. Pode-se vendar os olhos dos educandos ou pedir para se vendarem uns aos outros. Na discussão, perguntando: de onde veio este produto?, atente ao fato de que por causa desses alimentos é que começou o processo das grandes navegações, pois os europeus queriam chegar às Índias por um caminho mais barato para comercializar esses produtos, que na época eram muito importantes e caros na Europa. Isso acabou por resultar no processo de descobrimento de novas terras, como o Descobrimento do Brasil.
2. Assim como os portugueses navegaram a procura das Índias, vamos caçar um tesouro. Peça aos grupos de alunos que criem mapas e produzam uns símbolos a serem escondidos pela escola.
Depois, um representante de cada grupo irá esconder no ponto que marca o mapa com símbolos não diretos no mapa (não compreendi). Por exemplo, o slogan da loja por onde o grupo irá passar ou o fruto da arvores próximas ao local do tesouro e, por fim, produzir um tesouro por grupo. Posteriormente, troque os mapas e comece a caçada.

=> SEGUNDO ENCONTRO – (precisamos de um subtítulo)
1. a) apresentar a música de Zeca Pagodinho “Sapopemba e Maxambomba”; b) apresentar o brasão de Nova Iguaçu e comparar ao Hino de Nova Iguaçu; c) salientar que os brasões nada mais são do que representações simbólicas ou simplesmente símbolos de uma comunidade.
2. Depois de mostrar o brasão, pergunte se eles conhecem outros símbolos. Poderão surgir na discussão os brasões de clubes de futebol e os símbolos utilizados por Heróis, como: Naruto e a marca da Aldeia da Folha ou Superman com seu S característico.
Permita que cada um produza seu Brasão. Enquanto isso, se puder, monte o Brasão de Nova Iguaçu no chão e brinque de amarelinha (dentro deste elemento) ou faça um jogo tipo perguntas e respostas, onde quem reconhecer o que é cada símbolo e o seu significado correto, avança uma casa dentro do Brasão.

=> TERCEIRO ENCONTRO – (precisamos de um subtítulo)
1. Junto com os alunos, procurar na comunidade elementos que lembrem o descobrimento ou propriamente o ato de descobrir, como: comidas típicas, plantas, lugares novos na comunidade.
2. As turmas vão selecionar, juntar e guardar os elementos.
=> QUARTO ENCONTRO – Conclusão
Escolher uma forma de apresentação do brasão, nomeá-lo e expor.
___
Sapopemba e Maxambomba
Zeca Pagodinho, Cd “Zeca Pagodinho ao vivo” ano de 1999 pela Universal.
Nei Lopes / Wilson Moreira
(E esta vai pros pagodeiros da Baixada Fluminense)
(Segura aí!)
Tairetá hoje é Paracambi
E a vizinha Japeri
Um dia se chamou Belém (final do trem)
E Magé, com a serra lá em riba
Guia de Pacobaiba
Um dia já foi também (tempo do vintém)
Deodoro também já foi Sapopemba
Nova Iguaçu, Maxambomba
Vila Estrela hoje é Mauá (Piabetá)
Xerém, Imbariê
Mas quem diria
Que até Duque de Caxias
Foi Nossa Senhora do Pilar
Xerém, Imbariê
Mas quem diria
Que até Duque de Caxias
Foi Nossa Senhora do Pilar
Tairetá...
Tairetá hoje é Paracambi
E a vizinha Japeri
Um dia se chamou Belém (final do trem)
E Magé, com a serra lá em riba
Guia de Pacobaiba
Um dia já foi também (tempo do vintém)
Deodoro também já foi Sapopemba
Nova Iguaçu, Maxambomba
Vila Estrela hoje é Mauá (Piabetá)
Xerém, Imbariê
Mas quem diria
Que até Duque de Caxias
Foi Nossa Senhora do Pilar
Xerém, Imbariê
Mas quem diria
Que até Duque de Caxias
Foi Nossa Senhora do Pilar
Atualmente a nossa velha Baixada
Tá pra lá de levantada
Com o progresso que chegou
Tá tudo "Olinda"
O esquadrão fechou a tampa
O negócio é Rio-Sampa
Grande Rio e Beija-Flor
Morreu Tenório
Terminou sua epopéia
E Joãozinho da Goméia
Foi Oló, desencarnou
Naquele tempo
Do velho Amaral Peixoto
Meu avô era garoto
E hoje eu sou quase avô
Tairetá...
Tairetá hoje é Paracambi
E a vizinha Japeri
Um dia se chamou Belém (final do trem)
E Magé, com a serra lá em riba
Guia de Pacobaiba
Um dia já foi também (tempo do vintém)
Deodoro (que bonito!) também já foi Sapopemba
Nova Iguaçu, Maxambomba
Vila Estrela hoje é Mauá (Piabetá)
Xerém, Imbariê
Mas quem diria
Que até Duque de Caxias
Foi Nossa Senhora do Pilar
Xerém, Imbariê
Mas quem diria
Que até Duque de Caxias
Foi Nossa Senhora do Pilar
Atualmente a nossa velha Baixada
Tá pra lá de levantada
Com o progresso que chegou
Tá tudo "Olinda"
O esquadrão fechou a tampa
O negócio é Rio-Sampa
Grande Rio e Beija-Flor
Morreu Tenório
Terminou sua epopéia
E Joãozinho da Goméia
Foi Oló, desencarnou
Naquele tempo
Do velho Amaral Peixoto
Meu avô era garoto
E hoje sou quase avô
Naquele tempo
Do velho Amaral Peixoto
Meu avô era garoto
E hoje sou já sou avô
___
Hino de Nova Iguaçu
Nova Iguaçu! Nova Iguaçu!
Terra linda, encantadora,
Desde os tempos de outrora,
Dos meus velhos ancestrais;
Tens uma história
Cheia de belezas mil;
O encanto fluminense
E o orgulho do Brasil.
A Maxambomba!
Dos engenhos do passado,
Nova Iguaçu!
Dos dourados laranjais,
Hoje feliz, com teu rico alvorecer,
Com teu progresso e beleza
Fiz consulta à natureza
És grande, desde o nascer.

4 comentários:

Unknown disse...

Usando os combinatórios, mantive na aplicação da oficina, fidelidade á caça ao tesouro que por sinal deu super certo na escola.
Uma coisa interessante, foi incluir ao processo do descobrimento a idèia de um jornalista que deveria criar perguntas para fazer a índios e portugueses... o reporter mirim, bolou a seguinte pergunta para os índios:
- O que vocês acham da Índia.
Ou seja, fez a própria combinação dele, de um elemento do descobimento e uma novela atual da tv aberta, foi show.

ribeiro disse...

ola pessoal!
Eu realizei a 1ª etapa desta oficinas as crinças amaram e dei inicio a 2ª não vejo a hora de poder concluir esta oficina.
O ctrl c e ctrl v funcionou maravilhosamente
Estou lhes enviando algumas fotos desta oficina
bjosssssssssssssssssssss

ribeiro disse...

olá, eu sou a Josédina
a 1ªetapa foi a roda dos prazeres
a 2ª o passeio na horta para conhece as especiariais
a3ª foi a construção do Brasão
Ficaram lindoooooooooooo

josedinai disse...

as crianças do capistrano são muito espertas
ficaram lindas na foto

Postar um comentário

cultura.e.info@gmail.com